Logo Amigos do Coração
Logo Incor
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Quem Somos

A ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO CORAÇÃO (AAC), é uma entidade civil de assistência social, sem fins lucrativos, criada em 1999, com o apoio do Serviço Social médico do Instituto do Coração-Incor, do Hospital das Clínicas, ligado a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
 
Promove a humanização do ambiente hospitalar e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes portadores de cardiopatias, internados neste hospital, e atendidos pelo SUS.
 

Histórico

 
Moyses Wainberg
Em 1998, alguns poucos cardiopatas, que recebiam tratamento no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, interessados em auxiliar pacientes carentes, mas sem saber ao certo como fazê-lo, começaram a se encontrar.

O grupo foi crescendo ao longo de reuniões periódicas, organizadas pelo Sr. Moyses Wainberg - ele mesmo um cardiopata com uma rotina de visitas ao Incor desde 1987, por conta de uma angina que, de tempos em tempos, se mostrava mais dolorosa.
 
Porém, o que ele mais gostava nesses "passeios", era conversar e principalmente ouvir. E era assim que ficava sabendo dos problemas que as pessoas enfrentavam; além da saúde abalada, ouvia relatos de dificuldades financeiras, de problemas com transporte, alojamento, falta de remédios e alimentação correta, entre muitos outros.

Ao final de 8 meses de árduo empenho, e com o apoio do Incor e da equipe do Serviço Social, que procurava um parceiro no encaminhamento de pacientes cujas necessidades estavam além dos limites do hospital, foi criada a Associação Amigos do Coração (AAC) em 18 de agosto de 1999, com o Sr. Moyses Wainberg como seu diretor presidente.

No decorrer desses anos a AAC ganhou o reconhecimento de seu trabalho e hoje tem uma sede, aonde concentra suas atividades, dentro do próprio hospital.Corações
 

Missão

Desenvolver, executar e apoiar projetos sociais voltados para a assistência e melhoria da qualidade de vida dos pacientes carentes, portadores de doença cardiovascular, que são atendidos pelo SUS, promovendo a humanização do ambiente hospitalar. Esses internos aguardam cirurgias cardíacas, transplantes e procedimentos complexos, convivendo com ansiedade, medo, dor e solidão.

Contamos com o trabalho e esforço de voluntários, no sentido de minimizar esses aspectos negativos, trazendo algum conforto emocional aos cardiopatas e seus familiares, suprindo algumas necessidades básicas e insistindo na importância da continuidade e aderência ao tratamento, para a eficácia do mesmo. Com o esforço e dedicação de todos os envolvidos pela causa da entidade, realizamos um trabalho com enorme prazer e amor.
 
Missão
 
 
 
 
Venha nos visitar
 
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44 - 2º and.
 
Cerqueira César - São Paulo - CEP.: 05403-901
 
e mail: amigosdocoracao@incor.usp.br
Para ser um de nossos voluntários:
 
acesse o link: COMO AJUDAR ou entre em contato conosco
 
através do telefone: (11) 2661-5455
Copyright © 2013 Associação Amigos do Coração
 
Apoio Social:
Sopa de Idéias