Amigos do Coração

Saúde


Em caso de dúvidas, basta nos enviar uma mensagem pela página de contato.
Se preferir, ligue para (11) 2661-5455.

 

Diabetes

O que é Diabetes? Sinônimos: diabete, diabetes mellitus O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue.

 

O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina).

 

A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.

Insuficiência Cardíaca

O que é insuficiência cardíaca (IC) ? Sinônimo: insuficiência cardíaca congestiva (ICC). É uma condição que ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para o resto do corpo, podendo provocar a concentração do fluido nas pernas, braços, pulmões e outros tecidos. Com isso, falta oxigênio e nutrientes para os órgãos onde aconteceu o acúmulo, prejudicando e reduzindo a capacidade destes de trabalhar adequadamente.

 

A doença pode ser dividida em sistólica, quando o músculo cardíaco não consegue bombear ou ejetar o sangue para fora do coração, ou  diastólica, quando os músculos do coração ficam rígidos e não se enchem de sangue facilmente.

 

É uma enfermidade crônica de longo prazo, embora possa se desenvolver repentinamente. Os sintomas mais comuns são: falta de ar em atividades físicas ou após ficar deitado por um tempo, tosse, inchaço dos pés, tornozelos e abdômen,  fraqueza, desmaio, perda de apetite, náuseas e necessidade de urinar durante a noite. Mas somente um médico pode diagnosticar sua ocorrência com uma avaliação e pedido de exames.

Pericardite Aguda

O que é pericardite aguda? É o nome dado à inflamação do pericárdio, uma fina membrana que envolve o coração e o separa dos outros órgãos. Pode ser provocada por diferentes causas, como  infarto, câncer, drogas, traumas, insuficiência renal e infecções (principalmente as de origem viral).

 

Os principais sintomas são febre e dor no peito, que se agrava durante a inspiração profunda, ao tossir ou deitar. Mas é aliviada quando o paciente senta-se e inclina o tronco para frente.

 

O tratamento da pericardite causada por vírus é feito, na maioria dos casos, com repouso e  administração de drogas anti-inflamatórias. Mas se a dor não melhorar no prazo de uma semana, o quadro deve ser reavaliado pelo médico.

Arritmia

O que é arritmia? Sinônimos:palpitação, taquicardia, disritmia, braquicardia. É um problema na velocidade ou ritmo do batimento cardíaco, que pode estar muito rápido, que configura a taquicardia ou muito devagar/com ritmo irregular, o que denomina-se bradicardia.

 

Acontece quando os sinais elétricos que controlam os batimentos cardíacos ficam atrasados ou bloqueados devido ao mal funcionamento das células nervosas, quando os sinais elétricos não viajam normalmente pelo coração ou outra parte do órgão  começa a produzir sinais elétricos, alterando o batimento cardíaco normal.

 

Diversas razões podem levar a esse problema, como estresse, fumo, o uso de álcool e outras drogas , exercício físico muito forte, alguns medicamentos  e  até o consumo excessivo de muita cafeína. Entre os sintomas estão dor no peito, batimentos alterados, falta de ar, tontura e sudorese.

  amigosdocoracao@incor.usp.br
    (11) 2661-5455

VOLTAR
Sopa de Ideias